Bikers | Bicicletas e ciclismo mudando vidas para melhor.

Há muito tempo a bicicleta vem ganhando destaque como meio de transporte no ocidente. Desde a sua invenção, suas incursões pelos esportes e uso como transporte convencional e atualmente, com as novas tecnologias, seu uso para o condicionamento físico.


Origens e curiosidades

Leonardo DaVinci

O primeiro projeto conhecido de uma bicicleta é um desenho de Leonardo da Vinci sem data, mas de aproximadamente 1490. Só foi descoberto em 1966 por monges italianos.

Os princípios básicos de uma bicicleta estão lá: duas rodas, sistemas de direção e propulsão por corrente, além de um selim. Mas o posicionamento do eixo de direção faz com que a bicicleta dobre no meio, o que teria feito que Leonardo ou qualquer um tivesse muita dificuldade para manter o equilíbrio.

Mesmo antes de Leonardo da Vinci já existiam brinquedos de duas rodas. Há referências em pinturas feitas em vasos, murais e relevos.

Mais



Lu Ban

Um historiador chinês recriou o que ele afirma ter sido a primeira bicicleta movida a pedal já inventada - que ele diz estar em uso mais de 2.000 anos antes da primeira bicicleta ocidental.


Xu Quan Long em sua "recriação" da suposta bicicleta de madeira de Lu Ban

Segundo o chinês essa bicicleta estava em uso cerca de dois mil anos antes das primeiras bicicletas ocidentais aparecerem. E mais: ele levou a engenhoca para as ruas da China para mostrar aos outros sua descoberta.


Ela se movimenta lentamente e o controle dela é complicado, mas, mesmo assim, funciona. A bicicleta é mais um dos inventos de Lu Ban, um chinês que nasceu há mais de 2500 anos atrás e inventou vários aparelhos de guerra. Os mais famosos são uma escada para invadir fortalezas e um pássaro de madeira que, em teoria, poderia planar por três dias.


As primeiras bicicletas que apareceram, sem contar essa chinesa, eram do século XIX. Achava-se que a mais antiga era a inventada pelo engenheiro alemão Karl Von Drails, em 1817. Agora os chineses pretendem mudar a história e fazer com que o governo assuma a bicicleta de Lu Ban como a primeira bicicleta da humanidade.

Mais


Benefícios de andar de bicicleta
Foto - Acervo pessoal
Edson Isidoro - Pintor | Foto: Acervo pessoal

  • Acelera o metabolismo: O ciclismo é um exercício aeróbico, sendo assim auxilia bastante na perda de calorias, acelerando assim o metabolismo

  • Evita lesões: Para quem tem problemas com articulações, a bicicleta é um excelente exercício, porque evita lesões, uma vez que quem recebe o impacto é a bicicleta

  • Fortalece a musculatura dos membros inferiores

  • Melhora as funções cardiovasculares

  • Serve de meio de transporte

  • Diminui o estresse: como atividade física, o ciclismo também pode ajudar o corpo a liberar endorfinas, hormônios que promovem o bem-estar e ajudam a aliviar os sintomas do estresse

  • Melhora da circulação sanguínea dos membros inferiores

  • Ajuda no emagrecimento

  • Promove o bem-estar: por conta da produção do hormônio endorfina, o ciclismo também promove a sensação de bem-estar, melhorando o humor.

  • Reduz do colesterol ruim


Mais


Dantas Sólo - Da redação

Até breve!