O estilo Provençal - Chique, sedutor e sustentável


Campos de lavanda
Campos de lavanda

A Provença, ao sul da França é uma região conhecida por seus extensos campos de lavanda que atraem turistas do mundo inteiro e um peculiar estilo de decoração chamado "Provençal". Esse estilo, tão revisitado, derivou-se da falta de poder aquisitivo da população, que ficava à margem quando se tratava de acompanhar as tendências do mobiliário usado pela alta sociedade e realeza do seu país.


Os móveis
Rusticidade e charme
Rusticidade e charme

Nos séculos XVI e XVII, eram mínimas as possibilidades de se adquirir móveis com os mesmos detalhes e suntuosidade do mobiliário francês (desde a madeira até os tecidos ou acabamentos) e os consumidores recorriam aos artesão e optavam por uma concepção mais simplória, mas não menos charmosa.


O Gessocrê
Poéticos
Poéticos

Devido a grande demanda, as madeiras utilizadas nem sempre atendiam as expectativas, fazendo com que os defeitos tivessem que ser corrigidos de alguma forma. Inventaram então uma mistura entre gesso e cola, à qual deram o nome de "Gessocrê" e que servia a essa função. As pátinas advindas dos acabamentos, em sua maioria em tons pastéis, acabavam se desgastando com o passar dos anos o que daria aos móveis uma aparência de envelhecimento único e muito charmoso.




Rústico romântico

Madeira encerada e florais
Madeira encerada e florais

Tecidos com motivos florais e listras, artefatos de ferro, detalhes de torno e entalhes mais leves. O contraste com madeiras rústicas, pedras e a leveza de porcelanas conferem ao estilo a rusticidade dos moradores do campo.

Com o passar dos anos o estilo provençal conquistou admiradores e ganhou status de elegância entre os decoradores de todo o mundo.











Até breve!

Dantas Sólo - Da redação