O ISOPOR (EPS) CRESCE NO MERCADO E OFERECE OPÕES DE ECONOMIA NA SUA OBRA.



Com a demanda crescente da busca de soluções econômicas e sustentáveis em várias frentes da construção civil, o EPS (poliestireno expandido), também conhecido como "Isopor" vem ganhando força e mais adeptos.


As "casas de isopor", como tem sido chamadas, tem se proliferado a passos largos em todo o território nacional. Não só por uma questão básica de economia como de sustentabilidade, em relação ao consumo de materiais com pegada ecológica, como a do concreto.


_A crise climática tem demandado soluções urgentes e, aos poucos, a indústria da construção começa a aceitar mais materiais alternativos que possam contribuir para a mudança. O cimento e o concreto carregam uma enorme importância, que pode se transformar do impacto negativo para melhorias positivas para o meio ambiente."

"Para a fabricação de cimento, calcário, argila e areia são aquecidos em fornos super quentes, que chegam a 1450° C. Isso forma o clínquer, que depois é misturado com gipsita (gesso) e outros aditivos como pozolana, calcário e outros. O cimento corresponde a cerca de 10% da mistura do concreto. Os outros componentes básicos são areia, brita (agregado graúdo e miúdo) e água. Na produção de cimento há dois principais aspectos que resultam em emissões de dióxido de carbono" - Segundo este artigo de Robbie M. Andrew "Leia mais"


MONOPAINEL

“O projeto construído com o Monopainel é uma obra sustentável, sem desperdícios de materiais, como blocos quebrados durante a execução das instalações em obras convencionais. Além disso, proporciona redução aproximada de 30% nos custos finais da obra, sendo um terço mais rápida de se executar em comparação à alvenaria convencional. As peças em EPS podem ser utilizadas em todas as etapas da obra e são capazes de substituir 100% dos blocos ou tijolos”, afirma Karen Peroni, Engenheira Civil do Grupo Isorecort. "Leia mais"


PRINCIPAIS VANTAGENS DO EPS ISOPOR® NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Nós podemos destacar inúmeros benefícios e diferenciais do EPS para a arquitetura, engenharia e construção, compondo desde a estrutura até os acabamentos da obra.

Fabricado conforme as características técnicas e densidades necessárias para cada projeto, as vantagens do EPS Isopor® na construção civil incluem:


Economia com mão de obra, permitindo aplicação ágil e simples;

Redução do desperdício de materiais, se destacando pela alta resistência mecânica;

Prevenção de acidentes durante a obra, reduzindo o uso e os deslocamentos de andaimes;

Segurança e redução dos riscos de incêndio, uma vez que o EPS Isopor® utilizado na construção é autoextinguível e previne que o fogo se alastre rapidamente;

Redução do peso estrutural da obra, considerando que o EPS Isopor® é 98% composto de ar;

Compatibilidade com diferentes tipos de materiais;

Sustentabilidade, uma vez que o poliestireno expandido é 100% reciclável.

Além dos benefícios em todas as etapas construtivas, o EPS Isopor® também agrega importantes vantagens ao resultado final da obra, como isolamento térmico, prevenção do mofo e da umidade, conforto acústico, durabilidade e menores custos com manutenção e reformas.

"Leia mais"


Isopor é reciclável?

SAIBA COMO FAZER A RECICLAGEM DO ISOPOR®

A reciclagem do Isopor® é uma realidade e cada vez mais empresas e pessoas estão começando a adotar em sua rotina a prática de selecionar e separar o EPS Isopor® para ser descartado de maneira correta. Mas você sabe como descartar e como acontece a reutilização do material?


O EPS Isopor® é um material 100% reciclável, formado por 98% de ar e 2% de plástico, logo, seu descarte pode ser feito como qualquer outro produto da família do plástico: em lixeiras de coleta seletiva – da cor vermelha ou em PEVs, Pontos de Entrega Voluntária.


O fato do Isopor® ser reciclável é uma grande vantagem para o planeta. Isso porque ele é um produto indispensável que atende vários setores – desde a fábrica de embalagens para alimentos, vacinas e toda a cadeia logística como também na construção civil, em cada etapa de sua obra.


Cada vez mais, a preocupação com o aquecimento global e também com a exploração de recursos naturais é maior entre vários grupos e líderes mundiais. Por isso, apostar no uso do EPS Isopor® ajuda as empresas a terem uma pegada mais ecológica. Por isso, entender o processo de reciclagem é importante e sobre os tipos possíveis. Confira!



Até a próxima

Dantas Sólo | Da redação