Quais ferramentas ter em casa, e porquê?

Uma pequena observação sobre quais ferramentas e porquê te-las em sua casa.



Imagine só que você tem um problema rotineiro e precise resolver. Porém é fim de semana, feriado ou tarde da noite. O que você pode fazer nesses casoa a não ser resolver sozinho a situação.


Alguns motivos para ter ferramentas e não se arrepender.

1 - Lanterna.. (ah mas eu tenho o celular!)

Pode acreditar, dependendo da situação como falta de energia elétrica e falta de bateria do celular você vai precisar de um farolete ou lanterna. Considerando o preço de um celular novo e o local onde está o problema (altura, umidade ou chuva) prefira e opte por uma lanterna.


2 - Furadeira (com buchas e parafusos)

A furadeira, não importa a marca é aquela ferramenta que vai te ajudar a colocar parafusos e salvar o dia. O vizinho nem sempre tem, o pedreiro pode não atender o telefone e a esposa vai gostar de ver o maridão arrasando.


3 - Martelo (com pregos básicos)

Martelo é essencial para várias tarefas. Ele serve para pregar e despregar. Serve para ajustar alguma peça e quebrar alguma parte de parede ou outro material. Enfim, nem só o carpinteiro sabe usar; o marceneiro e dono de casa também e bem.


4 - Chaves de fenda, de boca, inglesa... (e parafusos)

São inúmeras as chaves, e você vai precisar. Dependendo do problema, para resolver uma questão simples pode complicado se você não tiver a chave certa. A chave inglesa pode ajudar a resolver um problema de encanamento e outros serviços mais pesados.


5 - Alicate

Alicate é essencial e uma ferramenta com várias funções: Apertar, desapertar, cortar e substituir uma chave, desapertando uma porca de parafuso, por exemplo. Abuse, para cortar fios elétricos, arames e uma infinidade de usos.


6 - Trena e Metro

Hoje a economia é essencial e acredite, um Metro ou Trena pode ajudar muito nessa questão.

Desde calcular a metragem quadrada de um ambiente para compra de piso, ou o espaço correto numa cozinha, ou banheiro. Metro é a chave do sucesso no orçamento.


7 - Extensão (com rabicho)

A maioria das vezes que precisamos furar alguma coisa com uma furadeira, ligar o que seja enquanto outra fica desligada. Vem sempre a pergunta: "Cadê a extensão?". Compre e salve o dia.



8 - Outras ferramentas

Pá, escada, carrinho de mão, machado, foice, tesoura de jardinagem, fita isolante e veda rosca, entre outros. Às vezes compensa ter todas e ainda mais: uma caixa de ferramentas. Há quem prefira o painel de ferramentas (como na foto) e é preciso um espaço específico para isso. De qualquer forma vale a pena investir.

Sempre vai ter um amigo naquele churrasquinho de fim de semana que vai contar uma história sobre um conserto e como uma certa ferramenta ajudou.

Até breve!


Dantas Sólo | Da redação