THE LINE - 9 MILHÕES DE PESSOAS NUM ÚNICO PRÉDIO?


Divulgação

Essa matéria, mesmo que pareça "requentada" merece atenção frequente, inclusive entre conceito e viabilização.

Uma cidade linear de 500 metros de altura chamada The Line, será construída perto do Mar Vermelho como parte de Neom na Arábia Saudita.
Divulgação

Milhares de metros quadrados de espelho num projeto futurista que lembra ficção de séries como "Snowpiercer". Um arranha-céu com 500 metros de altura por 200 metros de largura por 170 quilômetros de extensão, em direção ao Mar Vermelho. O projeto mais lembra uma muralha da China, com um visual que remete a uma Babilônia interestelar, um cenário de filmes onde o futuro já parece o passado.


Divulgação

Projetada pelo estúdio norte-americano Morphosis, as imagens abaixo, podem remeter a uma nova Dubai, porém com enfoque em uma revolução, uma mudança radical no planejamento urbano, tendo como pretensão colocar o ser humano em primeiro lugar. Se for uma iniciativa com foco em sustentabilidade, naturalmente, iniciará um novo movimento e um conceito chave para novas demandas no setor.


Divulgação

A Linha na Arábia Saudita

“Os projetos revelados hoje para as comunidades em camadas verticais da cidade desafiarão as tradicionais cidades planas e horizontais e criarão um modelo para preservação da natureza e maior habitabilidade humana. A Linha enfrentará os desafios que a humanidade enfrenta hoje na vida urbana e lançará uma luz sobre formas alternativas de viver”. Continuou.

Disse o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.


Divulgação

“A linha terá uma fachada espelhada externa que fornecerá seu caráter único e permitirá que até mesmo sua pequena pegada se misture com a natureza, enquanto o interior será construído para criar experiências extraordinárias e momentos mágicos”, disse o governo da Arábia Saudita.


Cidade futurista

Casas, lojas e espaços de lazer serão dispostos verticalmente

Um sistema de transporte ao longo da megaestrutura seria projetado para conectar ambas as extremidades da cidade em 20 minutos.


Divulgação

De acordo com o governo da Arábia Saudita, a estrutura será totalmente alimentada por energia renovável e foi projetada como uma alternativa sustentável às cidades tradicionais.

Divulgação

A cidade da linha na Arábia Saudita

A cidade vai abrigar nove milhões de pessoas

"Não podemos ignorar as crises de habitabilidade e ambientais que as cidades do nosso mundo enfrentam, e a Neom está na vanguarda do fornecimento de soluções novas e imaginativas para resolver esses problemas", disse Bin Salman. "Neom está liderando uma equipe das mentes mais brilhantes em arquitetura, engenharia e construção para tornar realidade a ideia de construir para cima."


Divulgação

"Neom será um lugar para todas as pessoas de todo o mundo deixar sua marca no mundo de maneiras criativas e inovadoras", continuou ele.


A Linha, revelada pela primeira vez no ano passado, faz parte da iniciativa Neom no noroeste da Arábia Saudita. A Neom faz parte da iniciativa Visão 2030 da Arábia Saudita para diversificar sua economia e se tornar menos dependente do petróleo.


Fonte: Dezeen


https://www.morphosis.com/architecture



Até breve

Dantas Sólo | Da redação